• CEPbanner
  • DSCF2390reduzida
  • DSCF2411 2
  • DSCF2418 2
Você está aqui: Início O Comitê Apresentação

O Comitê de Ética em Pesquisa do IESC

O Comitê de Ética em Pesquisa do IESC

Criado em 1997 por força da Resolução 196/96 do Conselho Nacional de Saúde, o Comitê de Ética em Pesquisa do Instituto de Estudos em Saúde Coletiva da UFRJ (CEP-IESC), - é uma estrutura vinculada à direção do IESC., e vem desde então funcionando regularmente, na avaliação do ponto de vista ético, os projetos de pesquisa dos pesquisadores e alunos do IESC, e outras unidades da UFRJ que nos têm procurado.


A Resolução 196/96, atualmente revisada pela Res.466/2012estabelece que cada instituição onde se realize pesquisas científicas deverá constituir ou escolher um CEP já existente que atendam as especificidades de avaliação das pesquisas realizadas na Unidade/Instituição correspondente. Nestes termos foram constituídos CEP em todas as partes do Brasil. Foi criada para Coordenar esse Sistema de CEPs a Comissão Nacional de Ética em Pesquisa (CONEP) que é quem autoriza e avalia periodicamente seu funcionamento.


O CEP é composto por representantes das áreas do IESC, dos departamentos da Faculdade de Odontologia, representantes do NUTES , membros externos a Unidade, entre eles os representantes de usuários. Atualmente o CEP/IESC é composto de 16 membros titulares e 10 membros suplentes.


A internet é um importante canal de comunicação com a disponibilização dessa página.o CEP/IESC pretende:


• abrir um canal de discussão ética com:

a comunidade das pesquisas vinculadas ao CEP/IESC,

a população que participa dessas pesquisas ( professores/alunos/usuários) e

a sociedade em geral que se beneficia de seus resultados.

• tornar transparente nossas atividades e posições nos debates sobre ética em pesquisa.

Esperamos que os interessados encontrem aqui informações ou debates que possam fomentar a vontade para nos consultar ou comentar qualquer informação que julgarem pertinente.

Esperamos poder contribuir para o desenvolvimento de um ambiente ético, crítico e dialógico na condução de pesquisas científicas que envolvam humanos.

Nossos usuários, pesquisadores e sujeitos de pesquisa fiquem à vontade para fazer contato com a CONEP, que nos fiscaliza de perto, para apresentar qualquer queixa sobre nosso CEP.

Da mesma forma, aqueles que são sujeitos participantes dos projetos vinculados ao CEP/IESC podem nos procurar para denuncias ou esclarecimentos em relação a condução da pesquisa.

A função primeira dos CEP é a proteção dos sujeitos participantes das pesquisas. A voz desses sujeitos nos fará cumprir melhor esse papel.

cnpq Capes CNB  Ministério da Saúde