• CEPbanner
  • DSCF2390reduzida
  • DSCF2411 2
  • DSCF2418 2
Você está aqui: Início O Comitê Histórico

Histórico

O CEP IESC fará em 3 de junho de 2013 dezesseis anos de existência. Sua criação surge da necessidade de introduzir de forma sistemática a discussão da ética na pesquisa que envolva seres humanos. O CEP foi constituido a partir de uma comissão de ética criada pelo Prof Volney Camara, em 1996. A primeira Comissão de Ética em Pesquisa do então Núcleo de Estudos em Saúde Coletiva, presidida por ele contou com a participação dos professores Luiz Fernando Tura e Marisa Palacios. A resolução do Conselho Nacional de Saúde 01/88 regulamentava a pesquisa em seres humanos em seus aspectos éticos, nesse momento.

Com a resolução 196 de outubro de 1996 que substituiu a resolução 01/88 nossa comissão tornou-se obsoleta. Constituimos nosso primeiro Comitê de ética em Pesquisa – CEP-Nesc que foi aprovado em 03 de junho de 1997 pela Comissão Nacional de Ética em Pesquisa – CONEP quando passou a funcionar.

Nosso CEP sempre se caracterizou por ter uma composição bastante diversificada tanto pela origem disciplinar quanto pela relação de vínculo de trabalho. Desde sua criação a Faculdade de Odontologia esteve presente na composição do CEP. Outras unidades da UFRJ também estiveram presentes tanto encaminhando projetos como compondo nossa equipe. A Nutrição muito conribuiu na pessoa da Profa Eronides, o Serviço Social também desde muito tempo com o Prof José Neto, a Profa Ludmila Fontenele Cavalcanti... que já se afastaram do CEP e, permanece nos prestigiando a Profa Sara Nigri. Da Engenharia temos tido a importante contribuição do Prof Mario Fernando Petzhold e na Educação Física o Prof Fernando Pompeu. Importante salientar a importante contribuição de Ana Clara Torres Ribeiro, a quem prestamos nossa homenagem, grande pessoa que muito contribuiu para a consolidação do CEP, desde a primeira hora de sua criação por 6 anos consecutivos.

Nesses anos de funcionamento do CEP o Núcleo de Estudos em Saúde Coletiva se desenvolveu, ampliou o número de professores e pesquisadores e atividades. Em 14/09/2006 o Núcleo é transformado em Instituto – IESC, o que possibilitou a abertura do curso de graduação em Saúde Coletiva.

Hoje o Instituto possui o curso de Graduação em Saúde Coletiva, o curso de residência multiprofissional em Saúde Coletiva, o Programa de Pós-graduação em Saúde Coletiva – Mestrado e doutorado, o Programa de Pós-graduação em Bioétiica, Ética Aplicada e Saúde Coletiva que a UFRJ mantém em associação com as IES Fiocruz, UERJ e UFF – mestrado e doutorado, além de vários cursos de especialização, aperfeiçoamento, extensão, treinamento entre outros.

Em todos os anos de funcionamento o CEP manteve atividades educativas seja promovendo eventos, oferecendo disciplinas ou aulas de ética em pesquisa nas graduações da Faculdade de Medicina e em diversas Pós-graduações do Centro de Ciências da Saúde, especialmente. O apoio dos membros do CEP atuando junto aos pesquisadores ou aprendizes, orientando e trazendo os questionamentos dos pesquisadores para aprimorar as reflexões do colegiado também marcaram a atuação do CEP IESC.

Nesses 16 anos de existência muitos passaram pelo CEP, todos contribuiram muito para seu desenvolvimento e da Ética em Pesquisa na UFRJ. 

Membros

Ana Clara Torres Ribeiro Maria de Fátima Silianky de Andreazzi
Antonio José Leal Costa Maria Izabel de Freitas Filhote
Carlos Roberto Cabral Mario Chaves
Claudia Medina Mario Fernado Petzhold
Edson Abdalla Saad Marisa Palácios
Eronides da Silva Lima Olinto Antonio Pergoraro
Huascar da Costa Filho Regina Zeitoune
Ivani Brusztyn Rejane Pinheiro Sobrino
José Sergio Leite Lopes Roberto Braga de Carvalho Vianna
Luciene Lacerda Roberto do Santos Bartholo Junior
Ludmila Fontenele Cavalcanti Sara Nigri Goldman
Luiz Fernando Rangel Tura Simone Silva
Marcilio Lourenço de Araujo Tania Zdenka Guillén de Torres
Maria Cynésia Torres Volney Camara

cnpq Capes CNB  Ministério da Saúde