Você está aqui: Início Notícias

PL nº 200/2015: um desserviço à sociedade

Conep/CNS denuncia ameaça do projeto que modifica a legislação sobre pesquisas com seres humanos

O Sistema da CEP/CONEP tem por objetivo proteger os participantes das pesquisas em seus diretos e assegurar que as pesquisas sejam realizadas de acordo com princípios éticos no Brasil. Esse sistema está sendo ameaçada pelo Projeto de Lei 200/2015 (PL), proposto no Senado. Esse PL, além de extinguir o atual sistema de análise ética, coloca em risco os direitos dos participantes da pesquisa, conquistados nas últimas duas décadas, ao longo da história do Sistema CEP/CONEP e do Conselho de Saúde.

Cique aqui e leia o nota da CONEP na íntegra

Consulta à sociedade: Minuta de Resolução Complementar sobre Acreditação de Comitês de Ética em Pesquisa do Sistema CEP/Conep

A Comissão Nacional de Ética em Pesquisa (Conep/CNS) abre consulta à sociedade brasileira sobre a proposta de Minuta de Resolução Complementar à Resolução CNS nº 466/2012 referente ao “Processo de Acreditação de Comitês de Ética em Pesquisa que compõem o Sistema CEP/Conep”.

As contribuições ao texto devem ser enviadas por e-mail ( O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. ) até o dia 15 de julho de 2015.

Clique aqui para ler a íntegra do documento

Diretrizes sobre integridade acadêmica

Foram aprovados no dia 29/05/2015 as Diretrizes sobre integridade acadêmica pelo Conselho de Ensino para Graduados e Pesquisa (CEPG) da Universidade de Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

A UFRJ é uma das maiores universidades federais do Brasil. Através de sua comunidade acadêmica e das colaborações por ela estabelecidas, a UFRJ desempenha um papel extremamente relevante no âmbito do ensino e da pesquisa no Brasil e vem contribuindo para uma sociedade mais justa e sustentável, num contexto global cada vez mais plural e repleto de desafios.

Dando continuidade ao seu comprometimento com ações educacionais para fomentar a qualidade e a confiança pública em suas contribuições à comunidade acadêmica e à sociedade, a UFRJ torna pública as suas DIRETRIZES SOBRE INTEGRIDADE ACADÊMICA. As DIRETRIZES aqui apresentadas estão em sintonia com aquelas preconizadas pelas mais reconhecidas universidades com as quais a UFRJ colabora, em diversos países, e com os mais atuais pressupostos sobre integridade acadêmica.

Clique aqui e veja o documento sobre as DIRETRIZES SOBRE INTEGRIDADE ACADÊMICA na íntegra

cnpq Capes CNB  Ministério da Saúde